
Nota Pública
ref. Nota de Alerta
do P. Alberi
A Associação Luteranos Herdeiros de Worms emite esta Nota Pública em réplica a um texto com o título NOTA DE ALERTA, que está circulando em grupos de whatsapp que envolve jovens da Juventude Evangélica da IECLB.
A NOTA DE ALERTA contém o seguinte teor:

Antes de mais nada, é preciso que se diga que não há qualquer relação entre a Associação Luteranos Herdeiros de Worms e a página ou perfil que se encontra no facebook sob o nome Aliança Luterana, cuja constituição não é conhecida e nem o(s) seu(s) proprietário(s) é(são) conhecido(s). Nenhum dos membros da Associação Luteranos Herdeiros de Worms integra o grupo da Aliança Luterana, ainda que nada impeça que pessoalmente algum integrante siga a página, o que é uma opção pessoal e não tem o aval da Associação Luteranos Herdeiros de Worms.
Reconhecemos que as publicações da Aliança Luterana são publicações que tão somente compartilham publicações públicas das redes sociais, de entidades, pastores e lideranças da IECLB. Acompanhar as postagens não é sinônimo de concordância, nem discordância, muito menos significa que a Associação Luteranos Herdeiros de Worms está vinculada à Aliança Luterana ou vice-versa.
A Associação Luteranos Herdeiros de Worms é uma entidade jurídica, sociedade civil, sem fins lucrativos e sem objetivos político-partidários, organizada em forma de associação, fundada em 13 de novembro de 2017 e constituída em Assembleia Geral Ordinária, em 27 de abril de 2018, registrada no 4º RCPJ de Petrópolis/RJ, sob o nº 9051, Livro A-3, em 12 de setembro de 2018, com registro sob CNPJ nº 31.664.484/0001-05.
Segundo seu Estatuto, a Associação Luteranos Herdeiros de Worms tem por objetivos:
-
Promover eventos que possibilitem o intercâmbio e o aprofundamento de entendimentos entre todos os associados e a membresia da Igreja. A Associação Luteranos Herdeiros de Worms manterá vínculos e laços fraternos com entidades nacionais e internacionais que compartilhem dos mesmos valores;
-
Disponibilizar subsídio teológico, doutrinário e tudo o mais que for necessário para o atendimento dos seus objetivos, bem como subsidiar seus associados em suas atividades em defesa da sua confessionalidade;
-
Promover a manutenção da correta prática cristã, conforme firmado nos documentos de constituição da respectiva denominação religiosa e desde que não conflitem diretamente com os escritos bíblicos e a ética cristã, podendo representar seus associados nas diversas esferas judiciais, se assim for necessário, bem como emitir documentos e declarações públicas em seu nome, vedada qualquer manifestação de apoio político a pessoas, partidos ou ideologias, exceto se necessário para alertar condutas que ameacem o livre exercício da fé cristão em nosso país, sem que isso signifique apoio a restrições a outros tipos de expressão de fé;
-
Defender a total separação entre Igreja e Estado e lutar pela manutenção da garantia da liberdade religiosa em nosso país.
A Diretoria da Associação Luteranos Herdeiros de Worms não se encontra no anonimato, tem residência no país e moradia fixa, registrada em cartório e responde abertamente e com total transparência pelos atos da associação. São administradores, advogados, contabilistas, pastores, professores, etc., todos com larga trajetória pelos mais diversos segmentos da IECLB e que gozam de larga experiência na igreja, sendo constituída por:
PRESIDENTE: Marcos Alves Carneiro da Silva
VICE-PRESIDENTE: Ademir Kreutzfeld
SECRETÁRIO: Carlos Caldeira
TESOUREIRA: Karin Matz
DIRETOR SOCIOCULTURAL: Uwe Roberto Strauss
DIRETOR VOGAL: Dejair Holz
CONSELHEIROS:
Almir Bieging
Marcelo Siqueira Gonçalves
Almiro Wilbert
Luiz Paulo Geiger
SÓCIOS FUNDADORES: Milton Pabst, Marcel Gehrmann Schneider (in memorian), P. Luiz Paulo Geiger, Michelle Sauerbier, Guilherme Sauerbier, Marcos Alves Carneiro da Silva, P. Ademir Kreutzfeld, P. Jonatas Natanael Caprestana, Elisabeth Graebner, Manuela Virgínia Corrêa Gonçalves, Sueli J. A. Kreutzfeld, Marcelo Siqueira Gonçalves, Karin Matz, Márcio Pabst, Leila Prass Meyer Lam, Annold Lamb, Luiz Fernando Gornattes e Almiro Wilbert.
A Associação Luteranos Herdeiros de Worms é transparente, aberta e suas demandas, publicações e questionamentos não transcendem em nenhum momento a legislação brasileira, condição que está entre os princípios da associação.
Nossos referenciais únicos são:
-
Jesus Cristo (Solos Christus)
-
A fé (Sola Fide)
-
As Sagradas Escrituras (Sola Scriptura)
-
A Graça (Sola Gratia)
-
Para a Glória única de Deus (Solo Deo Gloria)
A Associação Luteranos Herdeiros de Worms se pronuncia oficialmente por intermédio do site oficial www.herdeirosdeworms.com, onde mais informações podem ser obtidas e mantém uma fanpage oficial na rede social facebook.
Dito isso, para que não paire qualquer suspeita sobre a Associação Luteranos Herdeiros de Worms e seus associados, colaboradores e simpatizantes, ratificamos, em oposição ao que a nota de alerta diz, que somos, sim, da igreja (IECLB).
Com relação a acusação de que os “Herdeiros de Worms” são hackers, a nota de alerta não traz apenas um adjetivo, mas uma acusação séria e leviana, haja visto que o signatário da nota sequer sabe a definição de hacker, que se confunde com a definição de cracker e até de phreacker.
Há uma diferença enorme entre hacker, cracker e phreacker, onde a acusação de hacker é o mesmo que acusar os integrantes da Associação Luteranos Herdeiros de Worms de atividade anônima e criminosa.
Entre as atividades de conhecedores de códigos, linhas de comando e programação em informática, poderíamos classificar o hacker como uma espécie de “mocinho”, o que, por analogia, poderia ser como um cavaleiro jedi bonzinho da saga Star Wars, pois é o ativista que conhece muito sobre informática, redes de computadores e programação, mas usa o seu conhecimento para o bem, auxiliando organizações a aprimorarem a segurança das suas redes. Não é, aparentemente, o caso da acusação do signatário da nota de alerta, haja visto que o mesmo parece acusar os membros da Associação Luteranos Herdeiros de Worms de atividades contrárias e para o mal, o que seria papel de um cracker, uma espécie de integrante do outro lado, o lado negro. Comparando novamente com a saga Star Wars, seria o lado negro da força, um ativista que usa o seu conhecimento para o mal. Já o phreacker é um indivíduo com alto conhecimento em telefonia e que usa o seu conhecimento também para o mal.
Ora, adjetivar os integrantes da Associação Luteranos Herdeiros de Worms como hacker poderia parecer um elogio, já que a definição de hacker é um indivíduo com altos conhecimentos em informática, programação de computadores e redes de computadores, usados para o bem e para a segurança de redes e sistemas, não nos parece ter sido este o objetivo, haja visto que o signatário da nota de alerta teve por objetivo alertar os membros (da IECLB ou dos grupos onde de forma leviana postou a nota de alerta) sobre o perigo em relação à Associação Luteranos Herdeiros de Worms e seus membros.
Afirmamos enfaticamente que, embora integrantes da associação possam ter um conhecimento maior sobre informática, internet e redes sociais, este conhecimento não gera qualquer atividade ilícita e não é o propósito da Associação Luteranos Herdeiros de Worms, cujas finalidades estão integralmente detalhadas no seu estatuto.
Neste sentido, estamos nos posicionando em relação ao episódio, usando da prerrogativa legal do contraditório e recomendando que o signatário da citada Nota de Alerta retifique a sua postagem em todos os grupos do whatsapp, facebook, perfis individuais, ou seja, onde tiver sido veiculada a tal Nota de Alerta, notificando a Associação Luteranos Herdeiros de Worms com cópias de que tal retificação foi realizada, por intermédio do e-mail diretoria@herdeirosdeworms.com, sob pena de ser interpelado judicialmente por injúria e difamação, com eventual punição por danos morais.
Petrópolis, 31 de Julho de 2021
Diretoria da Associação Luteranos Herdeiros de Worms