top of page

Nota Pública da Associação Luteranos Herdeiros de Worms

Sobre Manifestações Contra a Associação nas Redes Sociais

 

 

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor,  mas os que agem fielmente são o seu deleite.

Provérbios 12:22

 

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:6

 

Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites.

Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.

Romanos 16:18

 

A Associação Luteranos Herdeiros de Worms tem acompanhado, nas redes sociais, inúmeros comentários, eivadas de ódio, atitudes ditatoriais e de intolerância que vêm veiculadas em grupos até por parte de ministros da IECLB, bem como de teólogos e não simpatizantes dos objetivos da associação no exterior, os quais teimam em distorcer fatos e atribuir à associação acusações inverídicas e que não são compatíveis com os princípios da mesma, bem como da sua Diretoria, associados, simpatizantes e seguidores.

Uma das acusações observadas nas redes sociais, é de que a Associação Luteranos Herdeiros de Worms é um grupo de pessoas que, no anonimato, usa de espaços nas redes sociais para publicar mentiras, fake news e acusações à IECLB e seus pastores e ministros.

Outras acusações são de que a Associação Luteranos Herdeiros de Worms montou “dossiês” de pessoas e de que dissemina o “discurso do ódio”, de que é formado por “bolsonaristas” e trata-se de um grupo de “extrema direita” (política), de que os integrantes “deste grupo” se aproximam de nazistas e neofascistas, além das mais diversas ilações e acusações infundadas.

Com base nestas acusações, diversos comentários recomendam que os responsáveis por “este grupo” deveriam ser identificados e processados judicialmente, atribuindo crime digital, de calúnia e difamação, além de outros supostos crimes.

 

Pois bem, a bem da verdade, ratificamos mais uma vez que a Associação Luteranos Herdeiros de Worms, segundo seu estatuto, é uma Sociedade Civil, Sem Fins Lucrativos e sem objetivo político-partidário, fundada em 13 de Novembro de 2017 e constituída legalmente pela Assembleia Geral Ordinária em 27 de Abril de 2018, registrada no 4º RCPJ de Petrópolis/RJ. Sob o nº 9051, Livro A-3, em 12 de Setembro de 2018, com registro no CNPJ sob nº 31.664.484/0001-05.

Sua Diretoria, que responde pelos associados não é anônima e as nominatas eleitas em Assembleias Gerais Ordinárias são públicas e estão no site oficial da associação www.herdeirosdeworms.com, que pode ser acessada a qualquer momento.

A Associação Luteranos Herdeiros de Worms têm por finalidade:

  • zelar pelo testemunho evangélico da salvação por graça e fé;

  • cumprir o mandato missionário dados por Jesus Cristo;

  • ter por referenciais únicos Solos Christus (somente Jesus Cristo), Sola Fide (somente a fé), Sola Scriptura (somente as Sagradas Escrituras) e Sola Gratia (somente a graça), para a Glória única de Deus (Solo Deo Gloria).

 

A Associação Luteranos Herdeiros de Worms visa:

  • promover eventos que possibilitem o intercâmbio e o aprofundamento de entendimentos entre todos os associados e a membresia da Igreja. A Associação Luteranos Herdeiros de Worms manterá vínculos e laços fraternos com entidades nacionais e internacionais que compartilhem dos mesmos valores;

  • disponibilizar subsídio teológico, doutrinário e tudo o mais que for necessário para o atendimento dos seus objetivos, bem como subsidiar seus associados em suas atividades em defesa de sua confessionalidade;

  • Promover a manutenção da correta prática cristã, conforme firmado nos documentos de constituição da respectiva denominação religiosa e desde que não conflitem diretamente com os escritos bíblicos e a ética cristã, podendo representar seus associados nas diversas esferas judiciais, se assim for necessário, bem como emitir documentos e declarações públicas em seu nome, vedada qualquer manifestação de apoio político a pessoas, partidos ou ideologias, exceto se necessário para alertar condutas que ameacem o livre exercício da fé cristão em nosso país, sem que isso signifique apoio a restrições a outros tipos de expressão de fé;

  • Defender a total separação entre Igreja e Estado e lutar pela manutenção da garantia da liberdade religiosa em nosso país.

 

Ratificamos que a Associação Luteranos Herdeiros de Worms possui somente dois ambientes na internet, a saber: o site oficial da associação, no endereço www.herdeirosdeworms.com e o grupo na rede social Facebook, no endereço https://www.facebook.com/groups/HERDEIROSDEWORMS. A Associação Luteranos Herdeiros de Worms declara veementemente que NÃO POSSUI QUALQUER RELAÇÃO COM OUTROS GRUPOS NO FACEBOOK e que qualquer tentativa de associação com outros grupos não passam de ilações e informações infundadas.

A Associação Luteranos Herdeiros de Worms não possui outro site ou grupo nas redes sociais, que não sejam os acima descritos e não se responsabiliza por publicações que não sejam da autoria de seus diretores eleitos.

Ainda que possamos ter apontado e apontar diferentes situações relacionadas a ministros da IECLB, são baseadas em publicações e falas devidamente registradas, que os mesmos realizaram, ora em eventos, ora em redes sociais, além de fatos ocorridos no seio da IECLB, postados pelos respectivos autores e que contrariam o OJD – Ordenamento Jurídico-Doutrinário, o EMO – Estatuto do Ministério Ordenado, das confissões luteranas e demais documentos oficiais da IECLB, cujo teor e conteúdo são públicos e de respectivo conhecimento dos ministros da igreja.

Por fim, consignamos nesta nota que, se entendermos que a imagem da Associação Luteranos Herdeiros de Worms foi ou poderá ser prejudicada por alguma das postagens com afirmações inverídicas, que gerem calúnia e difamação, a Diretoria da mesma poderá interpelar os autores judicialmente, no termos da legislação.

 

Não é mais possível ficarmos calados. Aqui estamos e outra coisa não poderíamos fazer. Que Deus nos ajude, Amém!

 

 

Respeitosamente,

 

Petrópolis, 20 de abril de 2023

 

Associação Luteranos Herdeiros de Worms

Para fazer o download do documento em PDF, clique aqui...

bottom of page